Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

Fique por dentro das notícias e últimas novidades da Conceito

Imagem da Notícia

A importância do software PLM na indústria da moda: conheça os benefícios dessa ferramenta para o setor

A implementação de novas tecnologias na indústria da moda passa, principalmente, pela incorporação do uso no dia a dia de um software PLM (Product Lifecycle Management). Ele é representativo da constante movimentação e evolução do setor. 

 

Nesse sentido, como as demandas de mercado sempre mudando e a pressão por lançamentos cada vez mais rápidos, as marcas de moda precisam de uma solução eficiente para gerenciar seu ciclo de vida de produtos.  

 

Assim, um software PLM se apresenta como uma ferramenta poderosa, que tem revolucionado a forma como as empresas da moda operam. 

Vamos explorar a importância desta ferramenta e como ele pode beneficiar a indústria da moda. Confira! 

 

O que é um software PLM e qual é a sua importância para a indústria da moda? 

 

Resumidamente, um software PLM é uma plataforma de gerenciamento que ajuda as empresas a acompanhar e controlar todas as etapas do ciclo de vida de um produto, desde a concepção até o descarte. Nesse sentido, ele centraliza todas as informações relacionadas a um produto em um único sistema, facilitando a colaboração entre equipes e departamentos. 

 

A ferramenta é composta por diversos instrumentos e utiliza de estratégias para coordenar os processos, as pessoas e as informações envolvidas no ciclo de vida de um produto. Isto vale desde a sua criação até a chegada ao consumidor final. 

 

Desse modo, ele é muito importante para as empresas que estiverem produzindo novas coleções de moda. Com tantas informações necessárias, o software PLM é capaz de englobar todos os dados e organizar de forma sistemática, juntando todos os setores e melhorando a gestão do processo. 

 

Para os gestores, ainda permite uma visão mais estratégica e completa de todas as etapas de produção que até então eram separadas e geravam informações, dados e estatísticas de circulação restrita ao próprio setor. 

 

As empresas que utilizam esse sistema estão de acordo com as exigências de um novo público, que deseja que as marcas entreguem algo além de vitrines bonitas e bem elaboradas, como um propósito maior, seja ambiental ou de praticidade. Por isso a gestão eficiente é tão importante, porque une todas as fases da cadeia produtiva de uma peça de roupa, até chegar ao cliente. 

 

Em um mercado tão competitivo como o da moda, as empresas precisam de todas as vantagens que puderem obter. Com os benefícios de um software PLM, as empresas podem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, garantir a qualidade e promover práticas mais sustentáveis. Em última análise, ele não é apenas uma ferramenta, mas sim um diferencial competitivo que pode impulsionar o sucesso de uma marca na indústria da moda

 

Quais são os benefícios de um PLM para o setor da moda? 

 

Agora que você sabe a importância do software PLM para a indústria da moda, vamos abordar mais sobre os principais benefícios que ele oferece na confecção de roupas. Em geral, a maior contribuição está na automação e integração de setores. Desse modo é possível garantir um produto final que esteja conforme o planejado e de alto padrão. 

 

Essa integração é uma grande vantagem, pois faz com que todos os setores tenham mais conhecimento sobre o ciclo de produção. Assim, caso ocorra algum problema, tanto no design, quanto na produção, eles podem ser facilmente corrigidos. 

 

Além disso, você pode coletar dados essenciais e disponibilizá-los rapidamente para todos os funcionários através do acesso pela internet. Isso facilita o acompanhamento do progresso e a tomada de decisões em tempo real para sucesso da coleção. 

 

Ou seja, você dispõe de uma rede de informações através da criação de um banco de dados colaborativo. Essas informações são referentes à concepção, desenvolvimento, produção e distribuição do produto são acessíveis pelos colaboradores e pelos gestores a qualquer momento. 

 

Também podemos destacar como positivo o fato de que é possível obter maior conhecimento sobre os produtos do mercado da moda. Isso deve-se a possibilidade de verificar tendências e buscar inspirações em coleções de marcas e estilistas famosas.  

 

Um software PLM de alto padrão deve ter um espaço apenas para estimular a criatividade dos trabalhadores que estiverem planejando uma nova coleção. 

 

Com o conhecimento citado anteriormente, também é possível tomar decisões estratégicas mais assertivas, pois elas terão base em dados estatísticos. Isso faz com que se reduza os custos. Já que a gestão será mais ágil e eficiente, com toda a certeza terá menos retrabalhos na escala produtiva. 

 

Essa eficiência também melhora significativamente na aceleração do tempo de lançamento das coleções de moda, mas sem perder o alto padrão. Nesse sentido, o um software PLM contribui com o controle de qualidade. Ele possui recursos de rastreamento de qualidade e gestão de inspeções, facilitando na inspeção de problemas de confecção e design. 

 

Outro ponto positivo está na melhoria da visibilidade da marca, muito pela qualidade do produto, mas como também por demonstrar ser uma empresa moderna e que se apropria de novas tecnologias para melhorar as coleções. Isso também contribui com a sustentabilidade, uma preocupação crescente na indústria da moda

 

Com essa ferramenta, é possível fornecer visibilidade total da cadeia de suprimentos e facilitar a colaboração com fornecedores e parceiros. Assim, as empresas podem tomar decisões mais informadas e éticas em relação aos materiais, processos de produção e transporte.