Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias

Fique por dentro das notícias e últimas novidades da Conceito

Imagem da Notícia

7 tendências de moda para 2024

O ano de 2024 começou com novas tendências de moda surgindo nas passarelas e indicando com serão as coleções de moda daqui pra frente. Na realidade, a moda está sempre em evolução, refletindo as mudanças culturais, tecnológicas e ambientais da sociedade. 

 

Neste novo ciclo, as passarelas mostraram que teremos uma mistura de consciência ambiental, inovação tecnológica e a busca pelo conforto e simplicidade. Mesmo assim, teremos grandes destaques para quem gosta de brilhar, com algumas cores vibrantes em destaque e estampas diferenciadas. 

 

Essas tendências estão relacionadas não apenas com o estilo e gosto da sociedade, mas também com uma geração consciente e conectada.  

 

Nesse sentido, a sustentabilidade ganha cada vez mais visibilidade para as novas coleções de moda. Quer saber mais sobre as tendências emergindo tanto nas vitrines quanto nas passarelas, fique ligado nesse conteúdo especial! 

 

7 tendências de moda para 2024 

 

Minimalismo/moda modesta - Uma das primeiras tendências de moda para este ano está no minimalismo. Também conhecida como "moda modesta", ela consiste resumidamente no uso de roupas e looks que mostram menos pele.  

 

Ou seja, veremos cada vez mais neste ano peças com decotes mais fechados, mangas mais compridas, saias abaixo do joelho e bastante simplicidade em geral. 

 

Na realidade, esse movimento para 2024 está conectado diretamente com o estilo das novas gerações, que buscam mais conforto nas roupas.  

 

Além disso, a frase clássica "menos é mais" também vai impactar em paletas de cores neutras e peças atemporais. Tudo isso tem uma ligação ainda com a ideia de consumo consciente, que está presente nos guarda-roupas contemporâneos e na ideia de sustetentabilidade

 

Shorts curtos - Mesmo que a moda modesta entre como uma tendência (sem mostrar tanto a pele nos looks), o que vai prevalecer de fato é o conforto.  

Por isso, durante o verão e em momentos de calor, os shorts curtos vão aparecer como uma das tendências de moda para 2024. Eles foram grandes destaques nas passarelas, podendo aparecer com uma grande variedade de cores, estilos e tecidos. 

 

O ar livre reinventado - Ainda pensando na linha do conforto, as peças de roupas para atividades ao ar livre também vão receber destaque nas tendências de moda para este ano. As pessoas procuram cada vez mais este tipo de vestimenta, pois vêm adotando com maior frequência estilos de vida mais saudáveis. 

 

Desse modo, as coleções de lifestyle vão crescer e ganhar visibilidade em 2024. Além disso, as marcas também vão incorporar elementos técnicos nas coleções, alinhando os conceitos entre funcionalidade e estilo. 

 

Vermelho cereja e os looks metálicos - Com relação as cores e estilos para a moda em 2024, o vermelho cereja será uma das principais tendências, fugindo um pouco da moda minimalista. Nesta temporada ele teve bastante destaque nas passarelas, sendo uma tonalidade muito marcante, vibrante e confiante. 

 

Durante os desfiles de moda foram apresentados looks completamente em vermelho cereja, no entanto, alguns utilizaram em apenas algumas peças, como saias e jaquetas. Nesse caso, combinaram com outras cores para formar um conjunto. 

 

Além disso, as roupas e vestidos com brilho metálico também podem ser uma aposta para 2024, principalmente em ambientes mais festivos ou despojados. Esse estilo foi um dos principais durante a semana de moda de Paris.  

 

Mas fique atento ao utilizar ouro metálico, pois ele pode ficar exagerado e, por isso, é de bom tom combinar com materiais alternativos como jeans ou couro. 

 

Tricô e os padrões de flocos de neve - Para as tendências de moda em 2024 nos períodos mais frios vamos ver também um pouco mais do minimalismo, conforto e praticidade.  

 

As malhas, mesmo que sejam produtos mais básicos, vão estar presentes nas coleções de moda. Podemos citar, por exemplo, os Cardigãs e malhas da Fair Isle, que estiveram em evidência nessa temporada. 

 

Para combinar ainda mais com o frio, os designs de flocos de neve, confeccionados de forma mais sofisticada, vão cobrir o setor do varejo da moda.  

 

Na semana de moda de Paris foram apresentadas várias rendas superdimensionadas e broderie anglaise (padrões com pequenos furos redondos ou ovais recortados no tecido, proporcionando a aparência de floco de neve). 

 

Estampa poá, laços e fitas - Voltando para a estação mais quente, o que as passarelas nos apresentaram como tendências para as coleções de moda são as estampas poás. Os desfiles estiveram lotados de "bolinhas", com elegância e impacto, mas também apresentando um ar mais divertido e que não se leva tanto a sério. 

 

Ainda veremos estilos diferentes de laços e fitas. Eles apareceram em coleções de vários grandes estilistas, se tornando um adorno muito utilizado com vestidos. Eles podem aparecer em modelos grandes e ousadas ou pequenos e mais simples, sem adornos.  

 

Nesse caso, alguns vão ser utilizados apenas para decorar, complementar ou amarrar roupas. Ou seja, são acessórios delicados e que criam um visual suave e romântico, independe da forma que são utilizados. 

 

Sustentabilidade - Por último, vamos falar de uma das tendências de moda que estarão em destaque cada vez mais.  

 

A frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos em 2023 e as perspectivas para o futuro indicam que a sustentabilidade será implementada em todos os setores.  

 

Essa questão se torna evidente tanto na modificação das novas legislações, quanto na consciência dos consumidores sobre a preservação ambiental. 

 

Como a indústria da moda é altamente poluente, causando grandes impactos para o meio ambiente, essa relação tende a mudar daqui pra frente. Podemos citar, por exemplo, o reaproveitamento de materiais, além da compra de peças de roupas usadas.  

 

Outro mercado que está crescendo bastante também são as roupas sustentáveis, algo incorporado pelas estilistas e designers. 

 

A tendência para as coleções de moda modernas será utilizar resíduos e o estoque morto, dando uma segunda vida para esses vestuários.  

 

Podemos destacar, por exemplo, a estilista Stella McCartney, que utiliza uma fibra à base de algas marinhas. Elas apresentam menor emissão de carbono do que os fios convencionais durante a fabricação.